terça-feira, 18 de maio de 2010

“O inferno são os outros!”.

"O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou que a prioridade para o governo no Congresso será a votação dos projetos do pré-sal e que não há pressa para apreciar o projeto Ficha Limpa, que veta candidaturas de políticos com condenação de um colegiado da Justiça... (Fonte: O Globo 12/05/10).

Mais alguém está indignado por aí?!

Pois é, não sou a pessoa mais politizada do mundo, tão pouco pretendo tomar alguma posição política com este texto.
Mas lendo esta infeliz declaração do Sr. Jucá, fiquei instigada e perturbada:
“O inferno são os outros?”.
Quantas vezes nós ouvimos ou falamos:
- Mas este governo não faz nada mesmo!
Pois bem, o que o nosso Senador fez foi o inverso ao declarar:
- Este não é um projeto do governo (o Ficha Limpa), é da sociedade. O do governo, que vamos trabalhar com prioridade, é o do pré-sal...
Que interpretando quer dizer:
- O problema não é do Governo é da Sociedade!
O problema não é MEU? É SEU?
Então, o lixo do chão, as más condições do transporte público, a educação, a pobreza, a saúde pública, o desmatamento, a enchente, a corrupção, a violência, a ignorância, a mesquinharia... É problema do Governo ou da Sociedade?
É NOSSO!
O problema está em nos reconhecermos como parte de uma nação livre e de leis próprias... O problema é nos sentirmos donos não só “dos metros quadrados”, que chamamos de lar e sim; tomarmos consciência, que este território tropical, que se fala português, que é conhecido pelo carnaval e pelo futebol é de todos nós!
Sim, somos cidadãos brasileiros!
O que eu faço neste país sempre irá refletir na minha casa!
Portanto, os interesses do governo têm que ser os interesses da sociedade e a sociedade tem que ter interesse no que governa.

Agora uma pergunta: E o royalties do pré-sal é de quem?

Fontes:
http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/arnaldo-jabor/ARNALDO-JABOR.htm
http://www.presal.org.br/noticias.php?id=2383
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/05/12/ficha-limpa-nao-do-governo-juca-lider-governista-no-senado-diz-que-nao-ter-pressa-para-discutir-projeto-916571658.asp

Um comentário:

Paulo Tamburro disse...

DANITAMIE,

É isso aí.

Suas colocações, eu as subscrevo integralmente.

No Brasil o conceito de cidadania, a qual você se refere, é ainda muito difuso e obscuro na mente dos nossos governantes.

Para eles o cidadão é apenas mais um eleitor.

O desrespeito pela vontade popular é flagrante.

Veja por exemplo, a imensa quantidade de políticos, empresários e seus agregados, que já foram denuciados por falcatrua e assalto aos cofres públicos.

Recente levantamento, indica que este assalto anual aos cofres públicos, seja da ordem de 75 bilhões de reais e que daria para construir um creche por minuto e corresponde a 3% do pib brasileiro.

Esta declaração foi feita ontem , no Programa do Jô pelo Senador Demóstenes Torres falando exatamente, sobre o projeto Ficha Limpa.

Acho que está na hora de mais uma vez pintarmos as caras e irmos para as ruas exigir que este projeto seja, imediatamente aprovado e que e passe a vigorar já à partir destas eleições.

Parabenizo você pelo seu elevado grau de consciência política e pleno exercício da sua cidadania.

Um grande abraço carioca e obrigado pela generosidade da sua atenção ao meu blog.