domingo, 19 de julho de 2009

Percepções: Olhe e Veja!

Obra: Sem título, Artista: Marcelo Zocchio, Ano: 1994.

Rotineiramente, faço o mesmo trajeto para ir ao trabalho...
O olhar é fixo no horizonte vendo as próximas ruas a cruzar e, às vezes, o olhar é para baixo, tentando me precaver de buracos e poças das ruas mal cuidadas de São Paulo!
Vejo sempre as mesmas casas, passo pelas mesmas ruas, desvio dos mesmos obstáculos, atravesso os mesmos faróis e às vezes, encontro com as mesmas pessoas!
Esta é uma descrição chata e cansativa, né?!
Sim, mas é como eu estava vendo o meu cotidiano... Hoje, eu me "dei conta"...
Eu, tão preocupada com pensamentos rotineiros, havia esquecido-me de praticar o que a minha paixão pela arte tanto preza... o "OLHAR"... Este, que é a essência do artista visual!
QUEM VÊ TUDO ENXERGA?
Não, a nossa rotina faz que tenhamos "OLHOS CÔMODOS”... Isso mesmo; só vemos o que queremos e assim, passamos despercebidos... Não conseguimos enxergar nem o “belo” e nem o “problema”!
Também não é a minha inteção fazer nenhum apelo publicitário, mas vou dar um exemplo tosco: tem uma propaganda recente sobre a "Fome", do Programa “Criança Esperança” e da “UNESCO”, onde aborda este assunto, aquela em que uma criança vê a outra pedindo comida numa calçada, fala para o adulto e este não enxerga...

A diferença dos artistas visuais para os demais é esta; a de enxergar o que poucos podem ver...
Irrita-me o fato de alguém fazer um comentário do tipo: “Nossa, veja aquela pintura, até o meu filho de 5 anos faz”!
Ok! Talvez até possa fazer, mas e ai? Será que aquela pessoa conseguiu enxergar e já pensou em pintar como a sua criança de 5 anos?
Não, dificilmente, as crianças são as únicas que ainda não possuem “pudores” sobre o que produzem! Mas infelizmente conforme vão crescendo, são limitadas por padrões estéticos estabelecidos por nós adultos! Então, pintar como uma criança de 5 anos, nunca vai ser fácil para um adulto!
Pois é, saber enxergar o diferente, a beleza, o problema e principalmente ter OLHAR CRÍTICO, é a parte mais difícil da educação artística! Ilude-se você, que acha, que educar uma pessoa à arte é somente fazer dobraduras e colar lantejoulas coloridas na cartolina! Educar para a arte é educar o olhar!
Tente fazer um exercício diário: olhe para mais acima e ao redor, tentando desviar o olho somente do horizonte - que é o nosso usual - podem te achar louco, mas você conseguirá enxergar muito mais "vida"... Ou então, tente olhar e observar com detalhes o seu caminho, com certeza você enxergará coisas diferentes!
Praticar o olhar, faz com que você enxergue muito além das banalidades rotineiras!
É só tentar! Boa sorte!

3 comentários:

Marcos Ciabattari disse...

Muito bom ler seu texto, Daniela!
Vou lembrar sempre dele quando cruzar os mesmos caminhos ao longo do dia.

Déia disse...

É isso aí Dani... as pessoas olham, mas não veem nada! A pressa é tão grande, o atraso, o imdeiatismo, as preocupações, que ninguem dá valor a nada! E cada vez estão mais vazias!
Uma pena!
Vamos mudar isso, vamos enxergar de verdade a beleza e a tristeza de nossa vida!
bjs

Chucky disse...

São palavras bem profundas que descrevem a falta do "olhar" do enchegar de qualquer pessoa ... fazer um exercício de díario do olhar crítico naum é facil, mas tentando agnete se surpreende com aquilo se sempre esteve ali e nunca prestamos atenção.

Bjus Dani ...